terça-feira, 2 de novembro de 2010

Passado, presente, futuro


Ela dança a música “Ilariê”, da Xuxa, em festa de Ano Novo. Diz “quis lindo” no lugar de que lindo e “quentá” para esquentar. Adora jogar buraco e ai de quem rouba nas cartas: é briga na certa! Também gosta de jogar conversa fora. É mandona e divertida como as matronas devem ser. Tem o cabelo prateado curtinho e gosta que eu escove o topete para trás. Faço, também, suas unhas e pinto seus olhos com sombra azul. Seu bife é o mais gostoso do mundo, nunca comi outro igual. Leva os netos para passeios na praia – “a farofa organizada”, e para viagens longas também.


Ele gosta de fazer fogueira em frente a sua casa com folhas secas e coisas que não usa mais. Adora ler jornal e escrever comentários quando acha justo. Também gosta de jogar buraco e se diverte quando os netos roubam, mesmo quando mostra indignação. Ri das minhas histórias – reais e descaradamente inventadas, e me deixa entrar no meio da cama, quando durmo com eles no verão. Nunca o vi bravo, nem comendo macarrão. É um militar, mas para os netos, nada durão.


Quando os via sempre pedia a benção, que vinha antes mesmo dos beijos. São a raiz da árvore que hoje sou fruto. Adubaram o terreno, prepararam o solo com suas vibrações de esperança. Plantaram a vivência de duas famílias, nos erros e acertos. E botaram fé no sucesso da colheita.


Já dancei a música “Ilariê” em festa infantil. Chamo meus filhos de apelidos que não tem pé nem cabeça. A última vez que joguei buraco não roubei. Falo pelos cotovelos. Hoje sou mais divertida do que mandona, quase nada matrona. Pinto os cabelos de dourado e os deixo secar sem pentear. Dizem que minha canjica é supimpa. Gosto de “farofa organizada”.


Meu irmão monitora a fogueira em nossa festa de São João. Gosta de soltar fogos também. Trocou o jornal pelo conhecimento via Internet e o buraco pelos jogos do game Wii. Desconfio que rouba no jogo. Dorme com o filho no meio da cama e não recusa um bom espaguete. Espírito de criança, mesmo sob terno e gravata.


Somos como ramos que espelham a força do caule. Passadas várias estações, ainda somos filhos do mesmo chão. Estado da terra, idéia do grão. No dia em que se lembram os que partiram volto à atenção aos meus avós, com sincera gratidão. De tudo que temos deles e de tudo o que a partir deles pudemos transformar. Agradecer garante a continuidade. A mágoa e indiferença não. Mesmo que não haja um passado bom de lembrar, ainda assim há que se reconhecer que a terra se renova com o perdão. Só com ele nossos descendentes podem vingar livres de agrotóxicos.


Eles cantam músicas do Raul Seixas e o primo aprende a falar. Gostam de jogar pelada e Can Can, enquanto o pequeno diverte a família com caras e bocas. Fazem perguntas capciosas e bagunças de dar dó (dos pais). Comem pouco, comem muito, se melam, correm, batem a cabeça no chão. Pedem colo, dormem com a mão no seio, acordam de supetão. E ainda há, outra que promete, que por ora chuta o barrigão.


Salve a terra que nunca morre. Bença vô, bença vó.

9 comentários:

  1. Helguitcha você é incrível sabia!!

    Não há uma dia se quer em que eu não me lembre da "Vò" gritando: Véioooooo!" E e o "Vô" vindo falando bem calmo ja vou Nadir ja vou!
    Tenho poucas lembraças da "Vò" mas as boas que tenho são de me fazer gargalhar sozinho.
    Já o TENENTE Oscar Pereira Monteiro, ou Major, ou "véioooo" ou Avô memsmo, me trazem as melhores e mais gostosas recordações que tenho. Me fazem sentir orgulho e ser muito grato por quem nós somos, de quem eu sou e de quem eu quero ser.

    Assim finalizo esse comentário com um bordão usado muito por nosso Avô, fazendo uma crítica a política de nosso país!

    "LADRÕES"!!

    Bença Vô, bença Vó! Muito obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom viver a lembrança de quando éramos criança... Dona Nadir e seu Oscar foram meus avós também! Eu, claro que influenciada pela neta legítima, tinha atitudes de neta mesmo; como deixar a louça da família inteira pra avó e tias lavarem e ir à praia fugidas!!... bom fugir já é um outro assunto para outra "conversa vai conversa vem"... há há há!!!
    A família Monteiro pra mim, é lembrança de muitas gargalhadas e histórias engraçadas; todo final de semana era festa, festa na casa da vó na Bertioga; era muito samba, pagode e a caipira que nunca faltava; éramos crianças mas a energia de alegria era muito nítida pra mim.
    Tenho muita saudades de jogar ping pong, caçar rãs, fazer banda,jogar war, ir pra vila, trocar o horário do relógio pra aproveitar mais um pouquinho a "night de bertioga", comer cuscus de manhã com ovo, cheiro de feijão da tia Sônia...hummmm, gargalhadas do tio Miguel, escutar a Dona Nadir berrar pro "véio" e ir chamar o seu Oscar pra jantar na fogueira de papéis... muito bom, Helga! muito obrigada por viver e reviver estes eternos momentos!!
    um beijo no coração! tati

    ResponderExcluir
  3. Helga, a vó e o vô,achavam graça de suas proezas,quando contava os acontecidos lá da escola misericordia, eles davam muita risada.

    ResponderExcluir
  4. gostei do seu blog, quem passou o endereço foi sua tia Beth. Trabalhamos juntas.
    bjs
    cris

    ResponderExcluir
  5. Eih! Helguinha!
    Adorei seu texto. Lindo, só poderia ter sido escrito por uma pessoa especial como você.
    Relembrar é muito bom. Ser grato é indispensável a vida.
    Bjs.,
    Tia Beth.

    ResponderExcluir
  6. Fernandinho
    Somos privilegiados. Nossas lembranças de família enchem a mesa de qualquer reunião despretensiosa. Obrigada pelo carinho! Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Tati
    Somos netas dos mesmos avós sim! Você incorporou a alegria da família e foi parte das nossas bagunças e festejos. Lembranças como as daquele tempo são um legado que não tem preço.
    Obrigada!!! Beijão!!

    ResponderExcluir
  8. Cris
    Obrigada pela visita! Volte sempre!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Tia Beth
    No passado estão muitas pistas sobre respostas a serem dadas para nossas atuais perguntas. É sempre bom beber da sua sabedoria. Sem apego nem nostalgia, mas como aprendizado. Obrigada por ser tão especial para mim. Volte sempre! Beijão!

    ResponderExcluir